Random Posts

randomposts

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Saiba a diferença entre Dados e Infomação

Atualmente estou em um projeto voltado para o BI no Excel e o PowerBI. Mas nas rodas de conversas é mito comum ouvir sobre dados e Informação. Nos posts que seguirão, irei me referir bastante sobre essas duas palavras, Dados e Informação, para poder desenvolver esse meu projeto. Com isso decidir diferencia-lo aqui seguindo a linha de conceitos como nos últimos artigos.

Mas qual a diferença de Dados e Informação?




Dados não tem sentido. É um emaranhando de tabelas, de números, letras. É a relação da venda de hora em hora de um grande supermercado. São os milhares de números obtidos em uma viagem internacional de um Boeing. Ou seja, não tem sentido algum para nós esses dados, sã apenas números. Não podemos tomar uma decisão apenas com esses dados nas mãos.

Vejo os dados como um diamante bruto, sem ser lapidado. Após passar por todo o árduo trabalho da lapidação ele se transforma em algo a ser admirado. Então é aí que surge a informação. A informação é quando transformamos os dados em algo compreensível e que podemos então trabalhar com ele.

Exemplo prático

No exemplo prático, baixei um arquivo no portal da transparência do governo de Pernambuco referente as despesas da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) de um determinado período. Apenas olhando a tabela não tenho a menor ideia do que realmente acontece nessas contas. Temos assim os DADOS.




Agora preciso saber o que foi pago pela APAC mas por Grupo de Despesas, a participação de cada grupo no total da despesa e o valor por tipo de empenho.
Para isso, montei uma tabela dinâmica que me trouxe a seguinte informação:



Agora eu tenho uma informação mais clara dos dados iniciais. Com essa informação posso agora tomar uma determinada decisão. Claro, se ela responder a minha pergunta sobre os dados. Saber perguntar corretamente é essencial para a geração da informação. Falarei sobre esse tema em outra ocasião.

Concluindo, com os dados organizados criamos a informação para que possamos ter o conhecimento do que existe nos dados.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

Artigos mais visualizados

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Facebook

banner image

recent posts

banner image

Recent Posts

recentposts

Recent Posts

recentposts